Serra de Macaé ganha seu espaço de cultura
quinta-feira, 28 de março de 2013O artista plástico na cidade de Macaé, articulador cultural e arte educador Paulinho Marques inaugurou no dia 21 de março, a Galeria Atelier da Ponte que Caiu em Glicério, Serra de Macaé. Dando início ao corredor cultural do Óleo/Glicério. Com a sua primeira exposição coletiva com as técnicas de; serigrafia, bico de pena, acrílico sobre tela, escultura e litogravura. Com obras de artistas locais e de outras cidades e estados do Brasil.
Na proximidade da galeria, o público deparará com intervenção de obras tridimensionais que são personagens alegóricos da peça “O caso da lagarta. De autoria de Paulinho Marques.
Lançamento de produção local de suvenir, do cartão postal da cidade, “mini esculturas da Pedra do Frade.” A ideia é envolver mulheres da comunidade no processo.
A Galeria Atelier da Ponte que Caiu tem a proposta de ambiente de cultura, ponto de venda de produtores de vários segmentos de produtos artísticos, da região com relação de intercâmbios com outros artistas de outras cidades / estados, como estrutura de garantia de diversidade de linguagens e ferramenta de fomento ao desenvolvimento artístico, cultural e turístico da região, com responsabilidade social e sustentabilidade.
Essa ideia surge ao se notar a ausência de espaço de cultura em Glicério e região, que possa atender e criar mercado para a produção artística local, e por acreditar que um lugar com tantas belezas naturais como esse, necessita ser resgatado e promovido o hábito e o desenvolvimento artístico dando visibilidade e potencializando a identidade cultural local.
Histórico: A Galeria recebeu esse nome, por conta de sua localidade e fato que ocorreu na virada do ano de 1965 para 1966. A queda da ponte do Óleo. A galeria está localizada ao lado da ponte que caiu há 47 anos.
Para o mês de abril, a galeria está programada para receber as escolas para visitação e dar inicio ao “Festival de Inverno da serra” com uma mostra de cinema.
O que:
Inauguração da Galeria Atelier da Ponte que Caiu. Primeira exposição coletiva com as técnicas de; serigrafia, bico de pena, acrílico sobre tela, escultura e litogravura. Com obras de artistas locais e de outros estados do Brasil.
A exposição vai até final de maio. A galeria fica aberta de quinta a domingo.
Onde: Rua principal – Glicério – Macaé – Estado do Rio de Janeiro – em frente ao Restaurante Cabala na ponte do Óleo.
Quando: Dia 22 de março – a partir das 18h.
Entrada gratuita
Informação: 22 92162323
Fonte: Macaé News