Programas de Passe Livre para alunos e universitários de Macaé já estão em andamento
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013Os programas de passe livre para transportes universitário e escolar já estão em andamento. O Macaé News alerta sobre o término do cadastro para o Transporte Social Universitário (TSU), da Prefeitura de Macaé, na próxima sexta-feira (22). Os interessados deverão comparecer ao setor de Recursos Humanos (RH), na secretaria de Administração, localizado na Avenida Rui Barbosa, 275, 1º andar, Centro. Já o recadastramento é no 2º andar, sala 206, das 8h às 17h. O prazo de recadastro se estenderá até 8 de março de 2013.
O objetivo da prefeitura é que o TSU amplie a oportunidade de acesso dos estudantes à universidade. Os ônibus têm destino para as universidades das cidades de Campos, Rio das Ostras, Cabo Frio, Quissamã, São Gonçalo, Niterói e guia Rio de Janeiro. Os alunos da serra macaense também são contemplados.
Segundo informações do TSU, os documentos necessários para o cadastro são: cópia da Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, declaração de matrícula original (somente este documento será aceito), cópia do comprovante de residência em nome próprio ou dos pais (não é aceito documento em nome de terceiros), cópia do comprovante de renda familiar (contracheque e/ou Declaração de Imposto de Renda e/ou Carteira de Trabalho), comprovante de vínculo com o município de dois anos (IPTU, histórico escolar, contrato de trabalho na CTPS ou contrato de aluguel registrado em cartório). Neste caso, vale a data do registro no cartório na cidade de Macaé para a contagem de tempo.
Os universitários que pretendem realizar o recadastramento devem levar a cópia do comprovante de matrícula original (declaração de matrícula e ou boleto bancário atual junto com o comprovante de pagamento, sendo boleto original e cópia) e a carteirinha de usuário.
Para matriculados em universidade particular, o TSU informa que a prioridade será para candidatos de cursos que não são oferecidos pelas instituições privadas instaladas em Macaé. Já para alunos de universidades públicas não há restrições de cursos.
Os contemplados serão informados por e-mail e/ou telefone, a partir do dia 25 de fevereiro. Em 2012, o Transporte Social Universitário atendeu mais de mil alunos.
O telefone para outras informações é (22) 2762-1796. O edital completo do programa está disponível no portal da prefeitura: macae.rj.gov.br.
Passe Eletrônico
Já o recadastramento para alunos da rede municipal começou ontem (18). O prazo se estende até o dia 18 de março para o recadastramento do passe eletrônico dos estudantes já matriculados na rede municipal de ensino no ano letivo de 2012. Os alunos e responsáveis devem comparecer na Central da Gratuidade, na Rua Euzébio de Queiroz, 678, Centro (antiga Estação Ferroviária ao lado do CT), das 8h às 16h. O passe eletrônico é um documento que beneficia somente os alunos moradores do município de Macaé.
Para a renovação do passe escolar, os alunos e responsáveis devem se dirigir à Central de Atendimento, munidos da declaração da escola (padrão) assinada pela diretora, comprovante de residência, certidão de nascimento e carteira de identidade. O governo municipal adverte, que mesmo com a volta às aulas, ontem (18), os estudantes que já contam com passe, devem utilizá-lo normalmente, sem esquecer o período do recadastramento.
Cerca de 20 mil estudantes são esperados para o recadastramento. O aluno que não realizar o recadastramento até o dia 18 de março terá o passe eletrônico sem validade, ou seja, sem funcionamento. Já o cadastramento do passe eletrônico escolar dos novos alunos da rede municipal de ensino terminou no dia 18 de janeiro.
Serra
Os alunos matriculados nas unidades escolares da área central e residem em áreas de difícil acesso, que pretendem se inscrever no serviço de transporte escolar também devem se cadastrar ou recadastrar na Central de Gratuidade, seguindo os mesmos requisitos. No entanto, a prefeitura também oferece transporte gratuito aos que moram e estudam na serra macaense e localidades mais distantes.
Fonte: Macaé News