Macaé é definitivamente inserida no Roteiro Turístico da Estrada Serramar
quarta-feira, 15 de maio de 2013A confirmação da participação da cidade de Macaé, tanto da sede do município quanto da região serrana, cortada pela RJ 124 – Estrada Serramar, num projeto de roteirização turística desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com o Ministério de Turismo e a Secretaria Estadual de Turismo, foi anunciada na semana passada pelo gerente regional do Sebrae, Gilberto Soares dos Reis, ao presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), Marco Navega.
No início do mês de abril, representantes do Macaé Convention Visitors Bureau, o ex-presidente e então presidente da FC&VB-RJ, Marco Navega e o presidente atual, Leonardo Anderson se reuniram com Gilberto para cobrar explicações sobre o modelo do projeto que vinha sendo anunciado, no qual não constava a participação de Macaé.
Só para entender, desde 2011 a entidade fez um relatório de apresentação apontando as peculiaridades do município no setor, em toda sua abrangência. Foram levantadas as principais características de Macaé, tais como: número de leitos e quartos da Rede Hoteleira local, que já representa a segunda maior do estado; número de restaurantes e similares, principalmente a implantação do primeiro Polo Gastronômico do interior do Estado; bem como as belezas naturais incontestáveis, constituídas de Serra, Mar, Cachoeira, Lagoas, Rios, Restingas e Florestas.
Na época, o relatório foi encaminhado a empresa responsável pelo projeto, Icone Consultoria, com sede em guia Belo Horizonte/Estado de MG, através da gestora do projeto, Marina Simião, que tinha o aval do MTur e do Sebrae para conduzir o projeto em questão. Por questões não divulgadas, a empresa deixou de fazer parte do projeto. A consultoria, agora, será feita apenas pelo Sebrae, que formatou o projeto de forma diferente do original.
Antes, o projeto ligaria a Serra Verde Imperial à Região Costa do Sol, ou seja, as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo seriam ligadas as cidades de Casimiro de Abreu, Macaé, Rio das Ostras, Cabo Frio e Armação de Búzios.
Com as alterações, foram incluídas as cidades de Petrópolis e Niterói. E Macaé foi excluída. Os representantes do Macaé CVB, que tanto trabalharam no projeto, ficaram surpresos com o novo formato e cobraram explicações. Durante a reunião, Navega e Leonardo Anderson externaram o descontentamento de todo o trade turístico do município, principalmente pela região serrana, como o distrito do Sana, que é um dos maiores indutores turísticos daquela localidade.
Compartilhando da mesma opinião dos representantes do Macaé CVB, entidades ligadas ao setor também contribuíram para uma mobilização que visava reivindicar a inclusão de Macaé no projeto. O Conselho de Turismo da Região da Costa do Sol (CONDETUR), a FC&VB-RJ, a Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Fundação de Esporte, Lazer e Turismo na cidade de Macaé (FESPORTUR) e o Sindicato de Hospitalidade e Alimentação de Macaé (SHAM), enviaram ofícios ao Sebrae Regional solicitando a revisão da exclusão do município.
“O Sebrae Nacional autorizou a inclusão do município de Macaé desde semana passada. Atendendo a solicitação de entidades ligadas ao setor, a participação de Macaé na Estada Serramar já está aprovada”, afirmou o gerente regional do Sebrae.
“Trabalhar o turismo é construir todo o dia um degrau a mais. Macaé ficar fora de um projeto de roteirização turística, patrocinado pelos Governos Federal e Estadual, em parceria com o Sebrae, seria um retrocesso em tudo que vem sendo construído desde a criação do Macaé CVB. A iniciativa privada que participa agora, ativamente e financeiramente das oportunidades geradas pela cadeia produtiva do turismo não iria perdoar a omissão da entidade que representa os seus interesses”, disse, Marco Navega.
O presidente do Macaé CVB ressaltou a satisfação de ter revertido a situação. “Conseguimos descobrir a tempo e tomamos imediatamente providencias para que tal exclusão fosse revertida o mais rápido possível, pois, Macaé dentro deste projeto é a principal cidade que poderá servir como emissora e receptora dos turistas que vierem a utilizar a Estrada Serramar como sua preferencia como trajeto de viagem”, concluiu, Leonardo Anderson.
Fonte: Macaé News