Inscrições abertas para Conferência Municipal de Educação até 28 de junho em Macaé
segunda-feira, 24 de junho de 2013A conferência é dirigida a representantes de segmentos ligados à educação como professores, gestores e integrantes de órgãos, entidades e grupos relacionados à área. O objetivo é envolver a sociedade que está envolvida com questões educacionais. A expectativa é reunir 490 participantes.
Para fazer parte da conferência, os interessados também terão que escolher um dos sete eixos temáticos que serão debatidos. Serão eixos dos encontros: “O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação”; “Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos”; “Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente”; “Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem” e “Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social”.
Na lista também estão “Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho” e “Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos”.
A coordenação e execução da II Conferência Municipal de Educação são do Fórum Municipal de Educação (FME). Diante do trabalho do fórum, a conferência será embasada conforme o documento-referência, ou seja, uma discussão para que, se possível, sejam levadas propostas para a Conferência Nacional de Educação (II CONAE), que será realizada de 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. Com isso, a participação de representantes de Macaé é considerada essencial para contribuir nas proposições e deliberações mediante as políticas públicas pedagógicas que visam a melhor organização da educação nacional e a consolidação do novo Plano Nacional de Educação (PNE).
Para tratar da etapa municipal, os representantes do Fórum Municipal de Educação (FME) se reúnem periodicamente com representantes da rede municipal de ensino e outros órgãos. A finalidade é destacar a importância da participação dos representantes de empresas e da sociedade civil organizada nas conferências municipal e intermunicipal.Nesta sexta-feira (21), o encontro com integrantes do FME tratou da logística e infraestrutura da conferência e contou com representantes da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Conselho Municipal de Educação, Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além disso, os representantes do fórum também apresentam as proposições dos eixos que fazem parte do documento-referência da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014) para um público diverso, como dirigentes municipais e outros profissionais da Educação.
O FME é um espaço prioritário e indispensável de participação da sociedade na construção das políticas educacionais. Ele também é considerado importante ponto de articulação de decisão e deliberação coletiva para a educação nacional. O objetivo do trabalho dos representantes é efetivar a gestão democrática da educação para atender a necessidade de garantir esses espaços articulados de decisão.
Para isso, os Fóruns Estaduais articulam junto aos municípios, um trabalho de orientação, apoio e fortalecimento dos Fóruns Municipais, por meio do acompanhamento dos trabalhos e da preparação das futuras conferências.
A composição dos Fóruns Estaduais de Educação e dos Fóruns Municipais de Educação devem seguir a composição do Fórum Nacional de Educação.
O trabalho desenvolvido pelo fórum tem caráter permanente, dada à importância da conferência como evento de preparação, coordenação e mobilização, com vista à Conferência Nacional em 2014 (CONAE 2014).
Conferência IntermunicipalMacaé será sede da Conferência Intermunicipal, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de agosto, também no Centro de Convenções. O município é o polo seis da etapa intermunicipal, que vai abranger as cidades vizinhas de Casimiro de Abreu, Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã e Rio das Ostras.
O tema da conferencia é o “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.
CONAE – Diante da realização do Fórum de Educação e das Conferências Municipal e Intermunicipal, o ensino de Macaé objetiva a CONAE. A participação de representantes de Macaé é considerada essencial para contribuir nas proposições e deliberações mediante as políticas públicas pedagógicas, que visam melhor organização da educação nacional e a consolidação do novo Plano Nacional de Educação (PNE).
Fonte: Macaé News
Mais notícias sobre Macaé:
- Recadastramento para o Bolsa Família começa dia 4 de fevereiro em Macaé
- Festival Macaé de Cultura e Gastronomia vai realizar o primeiro Campeonato de Drinks da cidade
- Programa Saúde na Escola segue com atividades no Colégio Municipal Balneário Lagomar, em Macaé
- Inscrições abertas para cursos no Cetep em Macaé
- Serra de Macaé ganha seu espaço de cultura