Acontece sábado mais uma edição do Rio Macaé Com(n)vida
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013A Prefeitura de Macaé confirmou a realização, no sábado (7), mais uma edição do Rio Macaé Com(n)vida. O evento marca uma mudança na relação da cidade com o rio e reúne servidores, atletas amadores, profissionais e entusiastas do meio ambiente, estudantes, escoteiros, além de equipes de apoio da Defesa Civil e Guarda Ambiental.
Dessa vez, os participantes descerão o trecho do Rio Macaé entre Cachoeiros de Macaé e Ponte do Baião, em um percurso de aproximadamente 22 km, e previsão para ser percorrido em cinco horas. Na descida serão utilizados botes, canoas, caiaques, botes, canoas havaianas e coletadas imagens, para apresentação à população em evento posterior.
De acordo com o secretário de Ambiente, Guilherme Sardenberg Barreto, o evento é uma importante ferramenta para que a população reconheça a importância do Rio Macaé para o desenvolvimento da cidade. “Estamos acostumados a ver o rio apenas como algo poluído. Porém, quando as pessoas se integram à realidade do ambiente, vendo sua beleza em toda extensão, passamos a entender ainda mais a importância desse recurso hídrico para nossa cidade”, comenta.
O evento é organizado pela Secretaria de Ambiente e as inscrições deverão ser feitas com antecedência para garantir vaga no ônibus e das embarcações desportivas no caminhão através do telefone (22) 27733518 ou pelo e-mail sema@macae.rj.gov.br.
Para Gerson Nunes, empresário e esportista, a participação no evento proporcionará à população a oportunidade de conhecer de perto uma das maiores bacias hidrográficas do estado e entender a importância do rio para a cidade. “Apesar dos estragos que a chuva faz todos os anos em muitas cidades, ela traz a vida. O Rio Macaé recebe bem essas chuvas fortes e não é responsável por alagar Macaé agora, e nem foi, em 2008, quando a situação de caos durou muitos dias e atingiu todo município. O rio é pacífico, protegido e respeitado por todos na região serrana e, certamente, Macaé vai achar a solução para drenar as águas da chuva e poderemos comemorar”, destaca.
A saída para o evento acontecerá no Iate Clube de Macaé, às 6h, de onde os participantes e as embarcações serão transportados até a Via Nativa, local que servirá de base para a atividade. O retorno está previsto para 17h, no clube.
No local do evento serão confirmadas as inscrições e feito o credenciamento dos participantes e a adesivação das embarcações. Para Marcelo Brazileiro, Comodoro do Iate Clube de Macaé, ações como essa ajudam a recuperar junto à população o conceito de preservação das águas. “O Rio Macaé nos fornece água potável, peixes e, mesmo assim, muitas vezes, a gente não tem consciência da importância dele para a cidade. Hoje, o rio sofre com despejo de esgoto, descarte de lixo e até corpos já foram encontrados no local. Precisamos recuperar a nossa relação com o rio”, finaliza.