Arte é destaque na inauguração do Polo de Cultura Fronteira em Macaé
quarta-feira, 5 de junho de 2013Um encontro entre a arte e a população marcou a inauguração do Polo de Cultura Fronteira, na noite de segunda-feira (03). O espaço é o primeiro a ser inaugurado pela Prefeitura Municipal de Macaé dentro da proposta de democratizar o acesso à cultura por meio de atividades que valorizem as diferentes expressões artísticas e os talentos locais.
Com a participação de moradores do bairro e de grupos artísticos e culturais, o evento surpreendeu o público com uma pequena amostra das atividades que serão desenvolvidas no local, como apresentação do Grupo Canarinhos da Prosperidade da Barra e performances de artistas em pernas de pau. A solenidade contou ainda com o descerramento da placa comemorativa pelo Presidente da Fundação de Cultura de Macaé (FMC), Juliano Tannus da Fonseca, e da Coordenadora do Polo, Cristiane Ximenes.
“O Polo de Cultura Fronteira foi concebido em um novo conceito por essa gestão, que é ser um espaço que realmente atenda aos anseios da população em viver a cultura em seu dia a dia. O objetivo é oferecer atividades socioculturais que tragam transformação na vida das pessoas e que colaborem para a formação de cada participante. Convidamos a sociedade para que ocupe esse espaço e para que possa multiplicar os talentos que existem em cada comunidade”, afirmou o Presidente da FMC.
Segundo a coordenadora Cristiane Ximenes, as ações do Polo visam desenvolver habilidades coletivas e individuais a partir da troca de experiências e de conhecimentos.
“No âmbito coletivo, buscamos a promoção da cidadania e no âmbito individual, o desenvolvimento de potencialidades e habilidades artísticas por meio de atividades que valorizam a cultura e a saúde.”
Coordenado pela Fundação Macaé de Cultura (FMC), o Polo de Cultura Fronteira vai oferecer aulas de danças na cidade de Macaé, capoeira, grafite, percussão, contadores de história, teatro, leitura e artesanato e atividades físicas. Também estão previstas aulas de jiu-jitsu, formação de Coral de Mulheres e Orquestra de Berimbau. As aulas começaram a partir desta terça-feira (04).
Para o desenvolvimento das atividades, o local passou por uma reforma completa de forma a garantir o conforto e a segurança dos alunos. São sete salas, sendo duas para danças com piso de madeira apropriado, espelho, barra e sonorização, além de copa, cozinha e cinco banheiros, além de uma tenda que será utilizada para a realização de apresentações.
“Nossa expectativa pela abertura do Polo de Cultura era muito grande”, afirmou Jefferson Carvalho Fernandes, de 20 anos, que vai participar das aulas de teatro e de jazz. “Esse espaço vai oferecer uma grande oportunidade para que as crianças e jovens daqui mostrem seu talento e possam crescer com os ensinamentos que a arte proporciona. Para mim, a arte é tudo, é o que nos faz crescer como pessoas mais completas”, completou.
Atividades culturais estão com inscrições abertas
As inscrições para as atividades do Polo de Cultura Fronteira já estão abertas e podem ser realizadas das 8h às 17h no próprio local, que fica na Rua Manuel Marques Monteiro, 724. A expectativa é atender 800 vagas entre as diversas atividades, nos turnos da manhã e tarde, disponibilizadas para adultos e para crianças a partir de cinco anos de idade.
Os documentos necessários para menor de idade são: cópias da certidão de nascimento, da identidade e CPF do responsável, comprovante de residência, declaração escolar, atestado médico e uma foto 3×4. Para os adultos é preciso cópia da identidade e CPF, cópia do comprovante de residência, atestado médico e uma foto 3×4.
Polos de Cultura serão abertos à população em bairros da cidade
Em breve, outros bairros da cidade ganharão polos de cultura. Até o final do primeiro semestre deverão ser inaugurados os polos do Flamenguinho (Miramar), Botafogo, Centro, e das escolas municipais Raul Veiga, Maria Isabel, Polivalente, Maria Letícia e Darcy Ribeiro.
Em junho também será inaugurada a Escola Municipal de Dança, na cidade de Macaé, que funcionará no Polo de Cultura Centro (Fluminense), em frente à Praça Veríssimo de Mello. As inscrições já estão abertas no próprio espaço, que foi adaptado para dança com piso de madeira e salas climatizadas.
Fonte: Macaé News